terça-feira, 29 de março de 2011

A vida no navio

Deve tá todo mundo aí curioso pra saber como é a rotina de quem trabalha num navio de cruzeiro. Inclusive alguns de vcs já devem até ter tido a idéia de fazer a mesma coisa que estou fazendo. Então vou explicar como é aqui e esperar q vcs tomem a melhor decisão possível.
Bom, o idioma 24hs é o Inglês. Às vezes até quando eu encontro um brasileiro ou português eu tenho que falar inglês. Como tenho uma colega da Macedônia eu já to falando o básico de macedônico. Mas o geral é inglês o tempo todo. Tanto que já me peguei falando comigo mesma em inglês.
A questão cultural é bem complicada. As pessoas se comportam de várias formas diferentes, e Tb n entendem o jeito brasileiro de se comportar. Por exemplo, se eu passar por um indiano e sorrir dizendo bom dia (simpatia baiana) o indiano já acha que tô dando mole. O mesmo com os filipinos.
Aqui tem gente que passa por vc e fala Bom dia, tudo bem? E passa direto sem nem se interessar em ouvir resposta. Antes desse apenas o bom dia.
Enfim, é tudo mt louco.

Eu tenho que estar no SPA às 8 da manhã, então acordo umas 6 e pouca, vou tomar um banho no banheiro ovo da minha cabine, e me arrumo pra ir pro SPA. Sendo que antes tenho que atravessar o navio todo pra ir tomar café da manhã no Staff mess (refeitório). É pq minha cabine fica na frente do navio e o refeitório fica no fundo.
A comida é legal, mas é a mesma coisa todo dia, raras mudanças no cardápio.
O navio é mesmo imenso, então pra ir de um lugar pra outro haja elevador, escada, caminhos alternativos, mas nem to mais me perdendo.
O meu horário do SPA normalmente é das 8 as 20hs, as vezes vou até as 22hs. Puxadíssimo!!!
Tenho um dia e meio de folga por cruzeiro, e meus cruzeiros estão sendo de 10 dias.
A folga é a melhor parte dessa vida. Pq as folgas são em port days (dias em que o navio tá atracado), então a gente pode sair pra conhecer o lugar onde estamos.
Os sea days (dias em que o navio tá em alto mar) são os dias em que o SPA fica cheio.
A pressão aqui é grande, e não atingir as metas é frustrante!

Dentro do navio nós temos a crew pool, que é a piscina da tripulação, temos o crew bar, onde o povo vai comer água, e Tb podemos usufruir de algumas áreas dos passageiros.
O crew bar nem é essa animação toda. Eu só vou lá quando tem alguma festa, e até as festas não são lá essas coisas. Acho que diversão depende mt de galera, e eu ainda não me encaixei aqui.
Vou dar tempo ao tempo pra ver se as coisas melhoras, se me acostumo, entro no clima.
Viver num navio é uma constante mudança. Todos os dias temos uma paisagem diferente. Mas uma coisa nunca muda, sempre temos vista pro mar.
A mesma coisa acontece comigo, cada dia aprendo uma coisa nova, cada dia mudo alguma coisa em mim, mas a essência continua aqui, aquela parte que não vai mudar nunca.
Esse início de contra tá sendo to difícil. Não sei se conseguiria fazer um segundo contrato.
Me adaptar em Londres foi bem fácil pois eu tive companheiros maravilhosos. Mas aqui eu to encarando a solidão.
Quando olho o solzão e o mar lembro de casa, de ir na praia com Lohana durante a semana, hehehe, a saudade é absurda!
Nem passa pela minha cabeça largar tudo e ir pra casa. NÃO! Eu vou até o fim!
Mas já desejei o colo de Mainha inúmeras vezes. Sinto falta das merdas que meu irmão fala e me faz rir, de ir almoçar na casa de Voinha, passar o fim de semana na casa de minha tia Lucy, ouvir as crises de TPM de Mila, curtir um pagodão com os amigos, minhas aulas de pilates. Ê saudade!
Mas vou me manter firme, lembrar que nunca estou sozinha. Acho que com o tempo tudo vai melhorar e logo eu estarei postando minhas peripécias aqui, hehehe!
Vou continuar trabalhando duro e rezando pra Deus me dar paciência pra eu não jogar ninguém no mar. Hauahuahauhaua!
Haja auto-controle!
É isso pessoal, a net do navio é uma porcaria por isso que eu to postando com menos freqüência.
Love u all!!

3 comentários:

  1. Oi querida.....
    É muito bom ler as tuas atualizações e analisar como vc encara as situações.....
    Queria te dizer q eu passei na entrevista... agora é só esperar e correr atrás da documentação.....
    Estou anciosa pra vivenciar essa nova fase.....
    Espero q td corra bem com vc ae....
    se cuida.....
    boa sorte....
    Bjaum.

    ResponderExcluir
  2. A rotina ai nao parece ser mto legal... mas assim q vc fizer amizades vai melhorar mtooo... e espero q vc tenha vontade de fazer outro contrato sim (pra ir cmg!!!)... rs
    Te amo e nao te esqueço um dia sequer...
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia...Mateus me contou que vc tinha feito um blog e estava descrevendo toda essa sua jornada, me interessei e vim ler.Ele me fala o tempo todo das etapas q vc esta passando e eu gosto de saber porq realmente é uma experiência diferente e q desperta uma curiosidade principalmente em nós, profissionais da área de fisioterapia.A gente acaba se imaginando no seu lugar e se perguntando se nos sairíamos tão bem como percebi que vc esta se saindo.Não se preocupa muito com a adaptação não porq ela sempre vem,mesmo!E qto a solidão que vc citou, baiano já nasce com um bloco de carnaval dentro de si, o puxador é Deus,portanto a alegria ta dentro de vc e seus foliões,os que vc deixou aqui(sua família, seus amigos), estão mesmo sempre com vc,se permita ligar sempre alguma situação ou algum lugar a alguma pessoa querida e vc verá que não mais sentirá solidão, nem por 30 segundos.Parabéns pela coragem e pela competência.Te desejo muito sucesso!Gostei de ler o seu blog,vou adc aqui nos meus favoritos e ficar acompanhando.Hoje foi o 1º dia q li, e li logo todos os seus posts...ri muito(heheeh).Qndo sentir vontade de lançar alguém em alto mar, toma uma banho no banheiro ovo da cabine e canta uma música do Chicletão ou de Ivete,ou ainda um pagodão, que passa!heheh Tudo de bom pra vc!!bjo

    ResponderExcluir